Modalidades de Formação ProfissionalPode obter mais informações sobre as diversas modalidades de formação e conhecer a oferta formativa em www.iefp.pt/formacao
JOVENS
CURSOS DE APRENDIZAGEM
Destinatários: Jovens dos 15 aos 25 anos
Objectivos: Cursos de formação profissional dirigido a jovens que tenham o 9º ano de Escolaridade e que queiram continuar a estudar para concluir o 12º ano. Privilegiam a inserção no mercado de trabalho, permitindo o prosseguimento de estudos. Tem dupla certificação.
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS (CEF)
Destinatários: Jovens dos 15 aos 23 anos
Objectivos: Cursos de formação profissional dirigido a jovens, que tenham entre o 1.º Ciclo e o 3.º Ciclo do Ensino Básico. Visam a recuperação dos défices de qualificação e a promoção de competências que permitam o ingresso no mercado de trabalho. Tem dupla certificação.
JOVENS E ADULTOS
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA (CET)
Destinatários: Jovens e Adultos que concluiram o 12.º Ano de Escolaridade
Objectivos: Cursos de formação profissional, pós secundários, que conferem qualificação de nível 4, visando suprir as necessidades do tecido empresarial no que diz respeito a quadros intermédios.
ADULTOS
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA)
Destinatários: Efa Básico: pessoas com mais de 18 anos; Efa Secundário: pessoas com mais de 23 anos.
Objectivos: Cursos de formação profissional, de certificação escolar ou profissional, ou de dupla certificação. Visam elevar os níveis de habilitação escolar e profissional, através de uma oferta de educação e formação que potencie a empregabilidade.
FORMAÇÕES MODULARES CERTIFICADAS
Destinatários: Activos empregados ou desempregados, que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou específico.
Objectivos: Visam a construção progressiva de uma qualificação profissional.
RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (RVCC)
Destinatários: Pessoas com mais de 18 anos (no caso de ser menor de 23 anos, tem de ter pelo menos 3 anos de experiência profissional), que não tenham concluído o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade.
Objectivos: Processo que permite aumentar os níveis de qualificação escolar/profissional dos adultos, através da valorização das aprendizagens realizadas em contextos formais, não formais e informais.